sexta-feira, 17 de abril de 2009

Novo inquilino n'O Bairro


O Bairro literário de Gonçalo M. Tavares tem novo inquilino. É O Senhor Swedenborg, um livro que a Caminho publicará brevemente.
A mesma editora informa que 400 alunos da Universidade Lusíada vão projectar casas para o bairro criado pelo escritor português, onde já moram os senhores Valéry, Henri, Juarroz, Calvino, Brecht, Kraus, Walser e Duchamp. «O projecto é elaborado num sítio real, na rua de s. mamede / rua da saudade, na zona do castelo, em Lisboa. O tema é: "uma casa para um livro" e, mais especificamente, para uma personagem. E os alunos entregarão projecto, maquete, etc.», lê-se no comunicado de imprensa da Caminho.
«Este projecto envolve 14 docentes de arquitectura, da cadeira de projecto, da Universidade Lusíada, coordenados pelo Professor Fernando Hipólito. Prevê-se uma exposição dos trabalhos no final e, eventualmente, a entrada de alguns projectos, de uma forma ou de outra, no bairro dos senhores de Gonçalo M. Tavares.» Aos alunos do 5.º ano do curso de Arquitectura caberá a projecção do bairro no seu conjunto. Cada casa terá várias divisões, todas adaptadas à especificidade de cada escritor.

0 comentários: