terça-feira, 17 de março de 2009

O legado de E. A. Poe em debate


Fernando Pinto do Amaral, Hélia Correia, José Luís Peixoto, Pedro Mexia e Rui Lage são alguns dos escritores que vão participar no colóquio internacional Poe e Criatividade Gótica, que se realiza nos próximos dias 18, 19 e 20, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), na Casa Fernando Pessoa, na Biblioteca Nacional e na Cinemateca Portuguesa. A organização é do Centro de Estudos Anglísticos (CEA) da FLUL.
O colóquio, que reúne investigadores nacionais e estrangeiros, escritores, músicos e outros artistas, tem como objectivo «partilhar o imaginário multifacetado» do escritor norte-americano, numa altura em que se assinala o bicentenário do seu nascimento. Em análise também estarão as relações do género gótico com outras formas de arte e cultura. Para os organizadores, «a vertente negra e insólita da psique humana, assim como os conceitos de perversão, criminalidade, monstruosidade, transgressão, violência e destruição, têm vindo a exercer uma profunda influência em muitos artistas e escritores contemporâneos».
A abertura de Poe e Criatividade Gótica estará a cargo de Teresa F. A. Alves, coordenadora da linha de acção de estudos americanos do CEA, amanhã, quarta-feira, 18, às 14 e 30, na FLUL. Segue-se a conferência de Fred Bottting, da Lancaster University, sobre Dark Poeisis: Romanticism, Phantasmagoria, American Gothic. Nesse mesmo dia, entre as 15 e 45 e as 17, abre-se espaço para comunicações académicas e, às 17, para um debate com David Soares, Hélia Correia, José Luís Peixoto, Pedro Mexia e Luís Filipe Silva. À noite, às 21 e 30, na Cinemateca, passa o filme A Queda da Casa de Usher, de Roger Corman.
Na quinta-feira, 19, o dia arranca, na FLUL, às 9 e 30, com mais um conjunto de comunicações académicas e, às 11 e 30, com a conferência de Henri Justin, da Universidade Sorbonne, sobre The Paradoxes of Poe’s Reception in France. A tarde passa-se na Casa Fernando Pessoa, com comunicações académicas, a partir das 15, com especial enfoque na recepção de Poe em Portugal e na sua ligação com Fernando Pessoa. Na ocasião será inaugurada a exposição de Filipe Abranches, com as ilustrações que fez para a edição da Obra Poética Completa de Edgar Allan Poe, editada pela Tinta-da-china. António de Macedo, Fernando Ribeiro, Filipe Abranches, Filipe Melo, Maria Antónia Lima e Paula Ribeiro participam, depois, às 18 e 30, num debate sobre arte fantástica em Portugal, seguido de leituras encenadas de poemas do escritor norte-americano.
A conferência de Darry Jones, do Trinity College, sobre Omphalos: Arthur Gordon Pym and the Hollow Earth, às 11 e 30, na FLUL, é o grande destaque de sexta-feira, o último dia do colóquio, que inclui ainda três sessões na Biblioteca Nacional. A primeira, com um painel sobre criatividade gótica; a segunda, com a inauguração de uma exposição bibliográfica; a terceira, com um debate sobre tradução e recepção de Edgar Allan Poe, com Fernando Pinto do Amaral, Helena Barbas, José Manuel Lopes, Margarida Vale de Gato e Rui Lage. O colóquio encerra, a partir das 22 e 30, na discoteca Incógnito, com uma festa gótica.
Recorde-se que o tema da última edição do JL, n.º 1003, ainda em banca, é dedicado à obra e ao legado de E. A. Poe, com textos de Mário Avelar, Maria Antónia Lima e Maria Leonor Nunes, além de inúmeros testemunhos de escritores e artistas.

Ilustração de Filipe Abranches.

0 comentários: