sexta-feira, 11 de julho de 2008

O show de Oliveira

Manoel de Oliveira deu um autêntico show em Vila do Conde. O mais ilustre convidado surpresa do festival, apareceu antes da sessão da noite. Oliveira é padrinho do Curtas e correspondeu a todas as expectativas. Foi exibido um excerto de uma longa conversa que teve em Vila de Conde, em 1999, com Alexander Sukorov, na altura em que o festival exibiu uma retrospectiva do realizador russo. O português brilhou, com frases que passariam facilmente por aforismos de um filósofo.

Depois, revelando sempre um extraordinário sentido de humor, agilmente saltou para o palco e brindou o público com o seu charme. O festival homenageia o realizador, no ano do seu centenário, com uma exposição sobre a sua relação com José Régio, escritor natural de Vila do Conde. E o realizador prometeu fazer o possível para que, no próximo ano, seja exibida uma obra sua inédita e inacabada (precisamente um documentário sobre José Régio).

A sessão terminou com Encontro Único, uma hilariante cutrta de Oliveira, exibida no Festival de Cannes de 2007, que relata um hipotético encontro entre o Presidente russo Khrushchev (Michel Piccoli) e o Papa João XXIII (João Bénard da Costa)

Algumas frases de Oliveira:

Da conversa com Sukorov:

Temos que separar o céu da terra

O desejo foi posto no homem axactamente como a fome, para que o homem coma, senão não sobrevive. É esse desejo que provoca a relação com a mulher e garante a continuação da humanidade

Todos os nossos filmes são imperfeitos. Se fizéssemos um filme perfeito parávamos.

Em palco:

Fui o padrinho deste festival. Agora é o festival que é meu padrinho

Tenho uma vida muitoactiva. Na minha casa falta-me espaço. E na minha vida falta-me tempo. As únicas ocasiões que tenho para descnsar é durante as filmagens

O presente é eterno. Estará sempre connosco e nós com ele, tu cá tu lá.

O futuro é um enigma. Farei eu mesmo 100 anos ou baterei antes a bota?

0 comentários: