segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Filmes pró menino & prá menina



«Eu costumava ser a Branca de Neve mas derreti», declarava Mae West com um descaramento que fez História. Passaram-se mais de 60 anos desde esta (e outras) declaração de princípios da actriz, e a Disney, atingida pela onda de desconstrução de contos de fadas desencadeada por Shrek (produzida pela rival Dreamworks), decidiu-se (finalmente!) a «derreter» as suas xaroposas heroínas, transformando-as em raparigas mais ao gosto contemporâneo. Dessa intenção nasceu o divertido Uma História de Encantar, de Kevin Lima. Tudo começa como nas demais longas-metragens da Disney: uma camponesa parecida com a Floribela conhece um príncipe amaneirado e imediatamente decidem casar, ante o aplauso dos animais da floresta e a ira da Rainha, na verdade, uma bruxa de múltiplos recursos. Por obra da inveja desta, a rapariga é enviada para Nova Iorque, onde, supõe-se, não há histórias com finais felizes. Mas, depois de vários choques culturais, a rapariga converte-se às alegrias dos cachorros quentes e não hesita em trocar o príncipe por um suposto sapo - no caso, um advogado de divórcios. Não sabemos se foram felizes ever and ever, mas tamanha decisão numa criatura da Disney não deixa de ter um delicioso sabor a Mae West...


Para além de Uma História de Encantar, este Natal traz-nos o habitual pacote de filmes pró menino & prá menina, uns mais interessantes do que outros. Já em cartaz estão A Bússola Dourada; O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos ou Beowulf. Podem não se tornar clássicos tão associados à quadra como Do Céu Caiu uma Estrela, mas cumprem a missão. Com uma mão cheia de magia.

1 comentários:

Maria Clarinda disse...

Maria João como não podia deixar de ser a avó "babada" já viu dois destes filmes: este delicioso do teu post e a Bussula Dourada!
Os outros ficarão para as férias da ciançada de Natal....rs.