quarta-feira, 18 de março de 2009

Edição e estratégia

A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, de José Afonso Furtado, com a chancela dos Booktailors, vai ser lançado hoje, quarta-feira, 18, às 18 e 30, na Casa Fernando Pessoa. A obra será apresentada por Vasco Teixeira, presidente da Administração da Porto Editora, que aproveitará a ocasião para fazer uma análise do mercado editorial português.
A sessão é aguardada com muita expectativa, na medida em que reunirá dois nomes com grande influência no mundo da edição. O primeiro, pela atenção que tem dedicado enquanto investigador a esta área ao longo das últimas décadas, o segundo, pela importância que a própria Porto Editora tem no sector do livro.
Perceber os «novos paradigmas» com que o sector editorial se confronta, no início deste novo milénio e no advento de novos formatos, é o principal objectivo de A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, que surge depois do estudo do mesmo autor O Papel e o Pixel: Do Impresso ao Digital - Continuidades e transformações, publicado no ano passado pela Ariadne. Ao longo de cerca de 300 páginas, o director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian inventaria as transformações que a cadeia de valor do livro tem vindo a sofrer, apresentando algumas ideias e exemplos para se repensar a forma de produzir e comercializar livros. Entre outras, são analisadas as propostas teóricas de Michael Porter (as estratégias genéricas e o conceito de «cadeia de valor»), Paola Dubini (a publishing in the 21st Century Research Series), Carl Shapiro e Hal Varian (a economia da informação), Philip Evans e Thomas Wurster (o trade-off richness/reach) e John Seely Brown e John Hagel (o modelo push/pull).
Ex-presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura, José Afonso Furtado é autor ainda de O Que é o Livro? e Os Livros e as Leituras: Novas Ecologias da Informação, além de um dos twitters portugueses com maior projecção internacional [jafurtado]. A Edição de Livros e a Gestão Estratégica é o primeiro lançamento da editora dos Booktailors, que pretende «construir uma biblioteca fundamental para todos os profissionais, investigadores e interessados no sector da edição e do livro».

0 comentários: