sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A última oportunidade

Rogério Nuno Costa (RNC) é a star do Circular Festival, o Festival de Artes Performativas de Vila do Conde. Espectáculo de Teatro, em estreia absoluta, é a sua primeira aparição no programa do festival e tem como base A Voz Humana, de Jean Cocteau. «Estou, estou, estou...» são as primeiras palavras deste texto, um monólogo telefónico de uma mulher com o seu ex-amante.
Mas a verdadeira expectativa vai para a terceira e última parte do projecto A Oportunidade do Espectador, em que RNC procura demonstrar a fragilidade dos conceitos de «artista» e de «espectador». Depois de The Curator's Office e de The Curator's House, a performance-reality-show-interactiva culmina com The Curator's School, com a exposição em modo conferencial dos intervenientes das duas fases anteriores de temas que vão desde a liberdade artística até à ética do espectador. Como sempre, o imprevisível RNC é o Curator, que tudo observa e controla.
Mais uma vez, perceber o processo artístico é mais importante que o objecto de arte em si (e, afinal, o que é isso?). Agora, RNC pode começar a tirar algumas conclusões, depois do longo estudo-performance que foi fazendo desde o marcante Vou a Tua Casa e que agora parece estar a aproximar-se de uma meta.
Está em Vila do Conde a última oportunidade de o espectador cumprir a sua parte do manifesto artístico de RNC, Dogma2005. A inscrição é obrigatória.

«No fim, vais perceber que fizeste 'arte', sem perceber de antemão que era 'arte' aquilo que estavas a fazer. Não é fantástico? É que, às vezes, o making of é mais importante que o filme. Outras vezes, o making of é mesmo o filme! São estas coisas que interessam...»

[in Dogma 2005]

0 comentários: