quinta-feira, 29 de maio de 2008

É fazer as contas 6

Era hoje... Era hoje que, na Feira do Livro de Lisboa, com 30 euros, me decidia finalmente a atravessar o Parque Eduardo VII e a aproximar-me do pavilhão da Difel. Aí, destemido e confiante, colocava a voz e declamava: Dêem-me esse novo livro do Umberco Eco, que se apresenta como o reverso do outro. Dêem-me essa História do Feio, que de bonita não tem nada, a não ser a abordagem. Dêem-me esse voo rasante sobre a construção da nossa Cultura Ocidental, fundada nos estereótipos da Beleza e na sua constante recusa, porque é impossível saber o que é feio, quando não se define o que é belo, e vice versa, porque o contrário também se impõe. Dêem-me, hoje e agora, essa edição bem cartonada e ilustrada, bem escrita e com abundante documentação das épocas citadas. E já agora, alguém me empresta dois euros?

0 comentários: