quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Nobel para Lobo Antunes?

Está mais perto um segundo Nobel da Literatura, do que um primeiro Oscar. Pelo menos é essa a opinião dos leitores do Blogue do JL, que deram quase uma maioria absoluta a António Lobo Antunes no inquérito sobre as expectativas para 2008. O Autor de Memória de Elefante, Manual dos Inquisidores e O Meu Nome É Legião recebeu 45 % dos votos. Em segundo lugar ficou o Oscar para Manoel de Oliveira (com 25 %) e em último o Grammy para Mariza (com 10 %). A selecção nacional, que este ano disputa o Campeonato Europeu de Futebol, apenas convenceu 18% dos inquiridos, o que tanto pode revelar uma apetência dos leitores para a ficção (aquilo está no papo), como para a tragédia (nem com 12 em campo…).
Amanhã inicia-se um novo inquérito. Aproveitando a vitória esmagadora de António Lobo Antunes, desafiamos os leitores a escolherem o melhor romance do escritor publicado esta década: Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura; Que farei quando tudo arde?; Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo; Eu Hei-de Amar uma Pedra; Ontem Não te vi em Babilónia; ou O Meu Nome é Legião. Os dados estão lançados…

1 comentários:

Claudia Sousa Dias disse...

Sim, definitivamente.

Mas a ALB junto mais quatro nome do universo literário portuguÊs a concorrer ao Nobel. Fernando Campos, Maria Teresa Horta,Maria Gabriela LLansol e Luísa Monteiro.

Juntos formam um quinteto fabuloso.

CSD