sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Um puzzle literário

Encontrei-o nas sempre belíssimas promoções da Livraria Galileu, em Cascais - The Blind Assassin, da canadiana Margaret Atwood. É um volume grosso, de letra miudinha, a que volto, noite após noite, antes de dormir, como quem se chega ao calor de uma lareira familiar. Premiado com o Booker Prize (Atwood pertence à parte anglófona do Canadá), o livro tem o grande mérito de reunir, de forma muito criativa, vários géneros literários: o policial, a saga dinástica, a ficção científica e o jornalismo. Uma idosa, imersa na solidão e ameaçada pela penúria, vai desfiando as memórias da sua infância e juventude, a partir da morte misteriosa da sua irmã mais nova (Laura Chase), eterna jovem promessa das letras e autora de um só livro. O que fez com que o automóvel em que seguia se precipitasse num desfiladeiro? Como relacionar o alegado acidente com o destino funesto de outros membros da família, a começar pelo marido da narradora? O prazer do leitor está no suspense, obviamente, mas também no modo como vai sendo surpreendido pela construção da narrativa, o que faz dela uma aventura intelectual. Está traduzido em Português (na Livros do Brasil) mas, dada a maestria de linguagem, vale a pena optar pela versão original.


2 comentários:

JBMartins disse...

"The blind assassin"

Seguindo a sugestão de MJM, tenciono ler o livro.
Por vezes, um pequeno empurrão leva-nos a ler um livro que vemos nas livrarias, mas sobre o qual nada sabemos, até ver a opinião do crítico.
Cumprimentos, bom ano para o JL,
JMartins

Claudia Sousa Dias disse...

Este, quero para mim. Logo que possa.

Estou a guardar o orçamento para a feira do livro das Correntes d'escritas na Póvoa de Varzim...Vou ter de tirar férias para poder estar presente em todos os debates...


:-)

CSD