quarta-feira, 29 de abril de 2009

Venham mais Cinco

Parece que o saudosismo falou mais alto. Com o expressivo valor de 42%, os leitores do Blogue do JL escolheram Os Cinco, da escritora inglesa Enid Blyton, como a sua colecção infanto-juvenil de eleição. É daquelas que passa certamente de pais para filhos, às vezes em livros de páginas já amarelas. Os irmãos Júlio, Ana e David (na versão portuguesa) e a amiga maria-rapaz Zé viveram vinte e uma aventuras, onde prenderam ladrões, desvendaram mistérios e descobriram tesouros, com a ajuda, claro, do famoso cão Tim.
Em segundo lugar, com 27%, ficou Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Tal como Os Cinco é a referência de uma geração também esta colecção é um ícone para gerações mais recentes. São poucos os que não terão ouvido falar das gémeas Teresa e Luísa, dos amigos Pedro, João e Chico e os inevitáveis cães de estimação, Caracol e Faial.
As restantes hipóteses, que incluem outros títulos das mesmas autoras, tiveram votações bem menos simpáticas. O que lhes faltou para terem o mesmo sucesso? Eu cá aposto no cão...

1 comentários:

Amélia disse...

Saudades de quando lia Os Cinco.
Amélia Pais