terça-feira, 7 de abril de 2009

Memórias e diários de Che Guevara


Ao mesmo tempo que chega às salas portuguesas o filme, em duas partes, que Steven Soderbergh dedicou a Che Guevara, a Tinta-da-china lança os livros que estiveram na origem desse monumental projecto do realizador norte-americano (ver crítica de Manuel Halpern aqui).
Che, o Argentino, e Che, Guerrilha, reúnem diários, memórias, artigos e comunicados militares que o mítico revolucionário escreveu nos últimos dez anos da sua vida. O primeiro volume tem como cenário a Sierra Maestra e a revolução cubana, desde o desembarque do iate Granma, a 2 de Dezembro de 1956, e a vitória final de Fidel Castro e seus seguidores, a 1 de Janeiro de 1959. O segundo relata a guerrilha boliviana, em que Che participou, desde a entrada clandestina no país, em Novembro de 1966, até à sua captura e assassinato, em Outubro de 1967.
No seu conjunto, estes dois livros permitem formar uma imagem «nítida e dramática» da acção revolucionária de Che Guevara, bem como do seu pensamento e ideologia. Um retrato que pode ser complementado com a fotobiografia que a mesma editora publicou, em 2007, com o título Che, Auto-Retrato.

0 comentários: