segunda-feira, 13 de abril de 2009

A formação literária de Fiama

A reedição do primeiro livro de Fiama Hasse Pais Brandão, Em Cada Pedra Um Voo Imóvel, é a grande novidade do volume recém-lançado pela Assírio & Alvim que reúne a sua prosa poética e duas ficções.
Escrito em 1957, quando a poetisa tinha 19 anos, essa obra inaugural era composta por poemas em prosa e por várias «recitações dramáticas» de carácter diverso, como explica Gastão Cruz, responsável pela edição: «Tratava-se de curtas cenas líricas, ou poéticas, com alguma influência do teatro japonês, pelo qual a autora, na época, muito se interessara. Dele tinha Fiama retirado a epígrafe, que definia a tonalidade do seu próprio livro, em que as imagens ocupavam um lugar central: «O orvalho dos crisântemos gotejando cada madrugada/ quantas miríades de gerações levará/ até formar um lago?».
Talvez por o considerar muito juvenil, Fiama nunca incluiu este livro, tal como Aquário, de 1960, na sua obra reunida. A publicação de ambos, contudo, permite-nos acompanhar a sua formação literária e identificar alguns temas que estarão presentes em obras posteriores.
O volume inclui ainda os poemas em prosa que compõem o livro Falar sobre o Falado, dado à estampa inicialmente em 1988, e duas ficções: Sob o Olhar de Medeia, com a sua narrativa mais longa, e O Retratado, com reflexões poéticas sobre temas ligados à literatura.
Com Em Cada Pedra Um Voo Imóvel e Outros Textos, a Assírio & Alvim prossegue a publicação das obras completas de Fiama, onde já constam Obra Breve, a poesia reunida, Contos da Imagem e Noites de Inês-Constança.

0 comentários: