segunda-feira, 26 de maio de 2008

Programação sobre Cabo Verde arranca hoje

A programação especial dedicada a Cabo Verde, país homenageado na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa, arranca hoje, com uma mesa redonda sobre a Claridade. Trata-se de uma revista literária, criada em 1936, que esteve na base da emancipação política, social e cultural do país. Desse movimento literário surgiram os principais nomes da Literatura nacional, como Baltasar Lopes da Silva, Jorge Barbosa e Manuel Lopes, fortemente empenhados na afirmação da identidade cabo-verdiana e na resistência à colonização portuguesa. A mesa redonda decorre no Auditório, a partir das 18 e 30, com intervenções de Alberto Carvalho, Armandina Maia e Pires Laranjeira. A sessão conta ainda com os convidados especiais Aguinaldo Fonseca, Nuno Miranda, Elsa Rodrigues dos Santos, António da Nevada e Joaquim Arena.
A literatura africana continuará em destaque com uma sessão de autógrafos de Ondjaki, que acaba de lançar AvóDezanove e o Segredo do Soviético (Caminho). No espaço LeYa, a partir das 16 horas.
A abrir a programação do dia, a Editorial Presença promove, às 15 horas, no Auditório, um espectáculo de teatro de marionetas. O ponto de partida é o livro infantil Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo, com textos de David Machado e ilustrações de Carla Pott.

0 comentários: