sexta-feira, 18 de abril de 2008

O groove atlético


Foi uma noite de ouro, proporcionada pelo João Lencastre Group, com o prodigioso saxofonista alto, Dave Binney, a 16 de Abril, no Hot Clube. O arranque do primeiro set foi potentíssimo, com o tema de Jimy Hendrix, If 6 was 9 – quem não se lembra da banda sonora do épico Easy Rider: «If the sun refuse to shine / I don’t mind…»? O pianista Benny Lackner acrescentou alguns efeitos com o seu lap top, recuperando a ‘acidez’ original do tema. A versão instrumental do quinteto anunciou o tom de todo o concerto: uma postura descontraída e um groove elástico, mas bem demarcado pela endurance do contrabaixista Mário Franco. No segundo set, deu-se o verdadeiro ‘click’.
Talvez por terem passado a fase de aquecimento, os músicos, numa sintonia rara e precisa, emanaram uma carga de intensidade que se concentrou na pequenina cave do Hot. Os olhos do público iam-se fechando na mais pura fruição sonora, enquanto o baterista João Lencastre, na sua prestação quase atlética, por pouco, provocava uma arritmia cardíaca a muitos dos ouvintes. As incursões solistas de Dave Binney levaram à exaustão, em muitos dos seus rasgos harmónicos, toda a carga emocional que se gerou – «Sou um tipo pacífico, mas em palco tenho necessidade de soltar muita energia», comenta.
Também, o guitarrista André Fernandes, mais uma vez deu provas do seu talento, e do amadurecimento de uma linha de improvisação muito surpreendente. Quanto à definição de um estilo, torna-se impossível fazê-lo, perante uma concentração tão variada de influências: «Tudo depende do caminho que percorremos em conjunto», aponta João Lencastre.
O grupo, desde 2003 tem vindo a desenvolver trabalho. Só é pena momentos como estes não ficarem registados, além da memória. Mas, em contrapartida, como diz Mário Franco, «de noite para noite assumimos desafios diferentes». Por enquanto, o melhor será mesmo ir recolhendo, ao vivo, o fruto destes encontros. Hoje, sexta-feira, 18 de Abril, o João Lencastre Group e Dave Binney estarão na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa, para mais um concerto. Desta vez, com algumas alterações na formação: sem pianista e com Nelson Cascais, no contrabaixo. Não percam!

Foto de Joaquim Mendes

0 comentários: