segunda-feira, 6 de julho de 2009

Carta aos actores e Diálogo de um cão...

Duas peças sobem hoje aos palcos do Festival de Teatro de Almada. Carta aos Actores, uma criação do dramaturgo, romancista e artista plástico francês Valère Novarina, com interpretação de Jorge Silva Melo, é uma reflexão sobre a arte de ser actor e o sentido do teatro. «Será preciso que um dia um actor entregue o seu corpo vivo à medicina, que seja aberto, que se saiba enfim o que acontece lá dentro, quando está a actuar. Que se saiba como é feito, o outro corpo. Porque o actor actua com um corpo que não o seu». Hoje, às 21 horas, e amanhã, 7, às 19 horas, no Instituto Franco- Português, em Lisboa.
Dialogue d'un chien avec son maître sur la nécessité de mordre ses amis ou Diálogo de um cão com o seu dono sobre a necessidade de morder os seus amigos é o texto de Jeann-Marie Piemme, com encenação de Philippe Sireuil, do Théâtre National de la Communauté Française que, hoje, às 22 horas, se estreia no palco grande da Escola D. António da Costa, em Almada. Um dos grandes êxitos do Festival d'Avignon, narra a história do encontro de um homem - porteiro num hotel de luxo - que vive numa caravana com um cão que está constantemente a fazer asneiras. Humor sem 'pinças' e 'ferocidade' quanto baste, numa peça que, segundo o encenador, nos dá «o osso, o nervo e a carne de um belo pedaço de teatro que deve ser devorado sem qualquer moderação». Com Philippe Jeusette e Fabrice Schillaci. Espectáculo em francês, legendado em português.
Na foto: Dialogue d'un chien avec son maître sur la nécessité de mordre ses amis

1 comentários:

Unknown disse...

Boa noite ao blog do Jornal de Letras.

Uma vez que falamos de palavras, intrometo-me neste post para lhes dar a conhecer a Bubok, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. O processo é muito simples e o controlo está sempre nas mãos de quem publica. Depois de milhares de livros publicados em Espanha, este projecto está agora disponível para os autores portugueses em www.bubok.pt.
As ideias do autor, com a sua forma de as escrever e com controlo absoluto do processo editorial.
A Bubok disponibiliza os seus livros em E-Book e em papel por um serviço Ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem excedentes.
A nossa prioridade é o autor. Em www.bubok.pt é ele quem define o processo editorial da obra e, para além de publicar as suas ideias facilmente, recebe 80% dos lucros das vendas.
Esperamos que tenham ficado curiosos com o projecto e que o divulguem junto dos vossos leitores. Poderá haver muita gente à espera de ter uma oportunidade para dar a conhecer a sua obra.
Ficamos à espera da sua visita em www.bubok.
Caso precisem de algum esclarecimento ou mais informação sobre a Bubok.Pt, não hesite em contactar-me: marta.furtado@bubok.com.
Obrigado!