terça-feira, 1 de abril de 2008

Francisco José Viegas 'toca' no Apito Dourado


Francisco José Viegas deverá ser chamado a depor no Caso Apito Dourado. O juiz de instrução criminal considera que o seu livro Morte no Estádio contém «informações relevantes» sobre a corrupção no futebol, disfarçadas por «metáforas, metomínias, zeugmas e perífrases». Há fortes indícios de que o crime relatado neste romance possa realmente ter acontecido e que Francisco José Viegas tenha sido uma testemunha ocular.
Contactado pelo Blogue do JL, o escritor mostrou-se surpreendido com decisão do Tribunal Arbitral e revelou-se ofendido enquanto «escritor» e «portista». Citando Eça de Queirós, fez um apelo a Pinto da Costa, Valentim Loureiro e Jacinto Paixão: «Por favor saiam da minha personagem».

Segundo o Blogue do JL apurou este envolvimento no caso Apito Dourado esteve na origem da saída do escritor da Asa (editora sedeada no Porto) para a Bertrand (sedeada em Lisboa). E também provocou o adiamento por prazo indefinido do seu novo romance O Mistério do Árbitro Assassino, cujo manuscrito foi alegadamente apreendido pela Polícia Judiciária. Duvidando da capacidade de entendimento metafórico dos responsáveis, o escritor afirma: «O juiz nunca deve ler nas entrelinhas». Como é hábito nestes casos, a interpretação do subtexto deverá ser da responsabilidade de peritos. O Blogue do JL sabe que já foram contactados para o efeito Carlos Reis e Maria Alzira Seixo.


5 comentários:

Albino M. disse...

Sediada, com "I", FAZ-ME O FAVOR...

Manuel Halpern disse...

Sediada ou sedeada?
«Quando pretendemos referir que determinada empresa tem sede em, utiliza-se sediada ou sedeada em?»

Os adjectivos sediado e sedeado encontram-se ambos referidos no dicionário com o sentido de ter "sede em". No entanto, deve-se preferir a forma "sedeado", porque é a forma mais correcta, dado que provém da junção de sede com o sufixo -ado. Já sediado, parece ter sido um termo que nos veio do Brasil.

Como não há consenso quanto ao termo mais adequado ( os Dicionários de Língua Portuguesa registam coisas contraditórias), quanto a mim, poderão usar-se os dois termos.

In blogue Em bom português (http://embomportugues.blogs.sapo.pt/27428.html)

carlos disse...

Isto é de doidos!
Esta é uma notícia que só poderia ser considerada normal num programa de humor ou pior...num livro de Kafka.

Manuel Halpern disse...

Como diria o José Luís Peixoto, Minto até oa dizer que te minto. Mas a única verdade que consigo encontrar nesta mentira de 1º de Abril é que Francisco José Viegas é um escritor que escreveu um livro chamdo Morte no Estádio (não sei se inclui algum zeugma). E, claro, que sedeada se pode escrever com «e»...

L. disse...

é uma boa peta de 1 de abril

melhor ainda por fjv ser daqueles que defendem cegamente os corruptos do nosso futebol, por cegueira clubística...