terça-feira, 12 de maio de 2009

Os vídeos de Daniel Blaufuks

A par da fotografia, o vídeo tem sido uma constante no percurso artístico de Daniel Blaufuks. Sinal disso é esta exposição retrospectiva, Viagens com a minha Tia, patente na Solar - Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, até 21 de Junho, em que o artista português, nascido em 1963, reúne nove trabalhos realizados nos últimos anos.



Um deles, Scratch, foi feito propositadamente para esta mostra e reflecte sobre a especificidade da película, em confronto com o digital. Os restantes são testemunhos da geografia afectiva e artística de Daniel Blaufuks, com passagens obrigatórias por Marrocos, em A Praça, pelos Estados Unidos da América, em A Perfect Day, e pela Alemanha, em Theresienstadt.
As ideias de arquivo e de memória também estão presentes nestes vídeos, num diálogo constante com a fotografia, em que a sua ascendência judia e o terror nazi têm uma presença muito forte. Um último denominador comum destas peças é a relação entre as artes plásticas, o cinema e a Literatura, em particular na obra de Georges Perec.

Fotogramas de A Praça (clicar nas imagens para aumentar).

0 comentários: