quinta-feira, 5 de junho de 2008

O génio de Machado de Assis

Machado de Assis – Um Génio Brasileiro é o título da conferência que Daniel Pisa dará hoje, quinta-feira, 5, no Auditório da Feira do Livro de Lisboa. A vinda do jornalista brasileiro a Portugal insere-se num conjunto de iniciativas que têm vindo a ser promovidas para assinalar o centenário da morte do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, que se cumpre em Setembro próximo. Nesta conferência, Daniel Pisa traçará o perfil do homem e do escritor, desde os tempos de aprendiz de tipógrafo à glória nacional. O mesmo percurso que já tinha feito na biografia homónima, publicada em 2006, e distinguida com o Prémio Jabuti.
Ainda na Feira do Livro de Lisboa, ao longo da tarde, realizam-se várias sessões de autógrafos. Carlos Cordeiro, João Correia de Sá, às 16, na Ambar; Miguel Horta, às 17, na Contra Margem; Manuel Rijo, às 17 e 30, na Minerva; Patrícia Reis, Rita Ferro, Nuno da Câmara Pereira, às 18, no Grupo LeYa, e Raquel Gonçalves-Maia, às 18, na Clássica Editora.
Na Feira do Livro do Porto, Manuel de Almeida Damásio lançará, às 19, no café Literário, o seu livro Contributos para a História do Ensino Superior em Portugal: o caso, Universidade Livre e a evolução do ensino superior privado após o 25 de Abril, uma edição da Universidade Lusófona. À noite, a partir das 21, na Buk Distribuição, decorre uma sessão de autógrafos com Fernando Cunha Araújo, Isabel Pires de Carvalho e Rodrigues Miguel.

0 comentários: