terça-feira, 25 de março de 2008

100 livros num só?

Livros – Tudo o que é preciso ler, de Christiane Zschirnt



São muitas vezes vistos como os condensadores de leitura, numa sociedade em que tudo se quer compacto, rápido e instantâneo. Para muitos é sedutora a ideia de que lendo um livro se poupa a leitura de 100. E que, num abrir e fechar de olhos, se ganha uma cultura milenar. É óbvio que tal é uma ilusão. As 400 páginas de Livros – Tudo o que é preciso ler (Casa das Letras), de Christiane Zschirnt, não substituem a leitura de todos os livros de que elas falam. Mas, verdade seja dita, também não parece ser esse o objectivo: não se trata de uma compilação de resumos, que permita a qualquer um mandar umas bocas sobre Shakespeare, Kafka ou Rousseau. Quem procurar tal coisa, sentir-se-á defraudado.
O que a professora alemã consegue de forma eficaz é aliciar-nos a ler todas essas obras, chamando a atenção para o subtexto e para as armadilhas ou alçapões de grandes obras da literatura universal. Assim é mais um útil guia de leitura, capaz de tentar os leitores a procurar clássicos de várias áreas.

A selecção é, inevitavelmente, subjectiva. E será fácil encontrar falhas: livros que deveriam aqui estar e talvez um ou outro prescindível. Mas sobretudo está escrito numa linguagem moderna, cativante e inspirada. E a sua divisão temática defende o ecletismo.

Repare-se nesta definição de Livro de Culto:

«Um livro de culto é uma obra que está na sua estante sem que tenha a menor ideia de como foi lá parar. Também pode ser um livro que um dia teve e emprestou já há muito tempo. A quem? Já não se lembra. De qualquer forma, será inútil pedir a sua devolução a quem o levou, pois o João (é verdade, foi ele) emprestou-o por sua vez ao Luís, o qual o devorou e passou à Maria, que o leu entusiasmada e, por seu turno, o endossou à Clara. Clara leu a primeira página e pareceu-lhe uma estupidez. Meteu-o numa caixa, juntamente com livros de bolso engelhados e sujos, e vendeu-os todos na Feira da Ladra. Aí foi comprado há quatro meses por um estudantes chinês de Odontologia, juntamente com uma torradeira verde – tudo por um euro e meio.»

Ao exemplo do que aconteceu noutros países, na edição portuguesa foi acrescentada uma dúzia de textos sobre livros de autores nacionais. A edição original não fala de nenhum livros português.

0 comentários: